sábado, 31 de dezembro de 2011

O procurado



Wesley Gibson (James McAvoy) é um contador de Chicago que é traído pela namorada com o melhor amigo Barry, trabalha para Janet, uma insuportável mulher que vive de criticar Wesley. Wesley se julga até o momento fraco e insignificante. Mas ao mesmo tempo, no edifício Metropolitan, seu pai está em uma missão de assassinato, onde no topo do edifício, mata cinco pessoas, realizando extraordinárias proezas como atirar balas esquivas e uma força e velocidade impressionante. Mas no fim da missão, ao falar com outro assassino, Cross, leva um tiro na cabeça de uma bala de uma longa distância, atravessando toda a cidade até acertar o alvo.
Nesse meio tempo, Wesley, ao comprar o medicamento para os seus ataques de ansiedade, onde tudo parece se mover em câmera lenta, ele conhece uma mulher chamada Fox (Angelina Jolie) que o informa sobre a morte de seu pai e revela que o outro assassino Cross estava os seguindo. Acontece uma grande cena de perseguição em alta velocidade, onde Wesley e Fox vão a uma fábrica de tecelagem, onde se encontram com Sloan (Morgan Freeman), e outros assassinos como o pai de Wesley, e revela a Wesley que seu pai pertencia à Fraternidade, um grupo de assassinos do destino que têm como lema "matar um para salvar mil", deixando-o muitos bens substanciais, e da qual Wesley também deveria fazer parte. Sloan entrega a Wesley uma pistola e o pede para atirar nas asas das moscas que voavam numa lata de lixo. Após arrancar as asas de três moscas, Wesley foge da fábrica, sem acreditar em tudo que ouviu. Wesley acorda no dia seguinte se lembrando da noite passada como se fosse um sonho, mas logo descobre a arma que Sloan havia o entregado e repensa no dia com uma nova perspectiva. No trabalho descobre que o seu saldo bancário passou de $14,00 para mais de $3.000.000. Briga com Janet e acerta o teclado do computador no rosto de Barry, formando com as letras a palavra F**k you (Dane-se, traduzindo de um jeito menos vulgar).

Wesley se encontra com Fox e volta para a tecelagem para treinar para ser um assassino. Com o reparador que conserta "uma vida inteira de maus hábitos", o senta numa cadeira e o pergunta "Por que você está aqui?" e a cada resposta errada dá um soco em Wesley. O açougueiro o ensina como usar facas, e o armeiro o ensinará a usar armas de todos os tipos. Em um banho de glóbulos brancos, ele conhece um russo que domestica ratos, e mostra o poder explosivo impressionantemente grande de um rato, e pergunta o que aconteceria se fossem mil ratos.
Após continuar o treinamento suicida de Fox, Wesley conhece o antigo quarto de seu pai, e então decide seguir os passos de seu pai para matar Cross. Apos concluir o treinamento, ao finalmente realizar um perfeito tiro que se esquivou de Fox, Sloan conta para Wesley a origem dos nomes dos alvos que vem em códigos binários a partir do tear. A primeira missão de Wesley é matar um empresário em plena reunião do conselho, Wesley hesita em puxar o gatilho.

Fox conta a Wesley que a vinte anos, uma menina era filha de um juiz federal. A promotoria decidiu pagar um homem chamado Max Pethrich para matá-lo no natal. Max mata os alvos amarrando-os a cadeiras e queimando-os vivos, fazendo os parentes assistirem a execução, e depois pegando um arame, torcendo e gravando as iniciais MP para que nunca se esquecessem. Assim que Fox entrou pra Fraternidade ela descobriu que o nome de Max havia surgido, e que um membro havia hesitado em atirar. Fox então mostra as iniciais MP gravadas em seu pescoço. Então Wesley retoma a missão e atira no alvo com êxito.
Após mais missões, Wesley decide voltar na casa da namorada, onde a encontra com Barry, e recolhe a arma que havia escindido dentro do vaso sanitário. A garota brava por causa do sumiço de Wesley, grita com ele, desprezando-o, e uma hora Fox entra na casa e para provocar a garota, beija Wesley deixando a menina incrédula. Na saída do prédio, Wesley vê Cross correndo pela rua, e decide correr atrás dele. Logo, o Armeiro, Fox e o Reparador se juntam a Wesley na perseguição. Wesley, acidentalmente, acaba por matar o homem russo dos ratos, que diz sua última palavra "mil. Cross dá um último disparo, que acaba por acertar o braço de Wesley.
Fox, depois recebe a missão de matar Wesley, que nesse meio tempo avalia a bala que o atingiu e acaba por descobrir que quem desenhou a bala foi um homem chamado Pekwarsky, que é forçado por Wesley e Fox a marcar um encontro com Cross numa estação ferroviária. Mas Pekwarsky foge deixando Fox e Wesley para trás, mas Wesley consegue ver Cross dentro do trem e embarca a procura dele. Ele encontra Cross e começa uma troca de tiros com cross. Enquanto isso, Fox rouba o carro de um casal de idosos e entra com o carro no trem para ajudar Wesley. Apos os trio descarrilhar o trem em uma ponte que dava em um penhasco, Wesley descobre que Cross era seu pai e que a Fraternidade era uma fraude. Então Fox afirma isso e fala que o nome de Cross simplesmente apareceu, e tenta atirar em Wesley, mas este foge levando o corpo de seu pai.
Wesley então acorda na casa de Cross que ficava do lado da casa de sua ex-namorada, comprovando o que Cross disse antes de morrer. Pekwarsky aparece dizendo que Cross estava tentando proteger Wesley, pois Sloan havia criado novos alvos após seu próprio nome aparecer do tear, incriminando Cross que havia descoberto isso. Wesley então decide terminar o verdadeiro plano de seu pai: destruir a Fraternidade, explodindo mil ratos na fábrica (como disse o Russo), então entrando na fábrica matando o reparador, o açougueiro e dezenas de outros funcionários.

Ao finalmente chegar na sala circular do Sloan, Fox, o Armeiro e outros membros da Fraternidade entram junto formando um perfeito círculo onde Wesley está no meio. Então Sloan chega na sala e ouve Wesley dizer o plano de Sloan de ter total controle. Sloan então mostra o nome de Fox, do Armeiro e de todos na sala, convencendo-os a matar Wesley, e sai da sala. Fox então, percebe a perfeita posição de todos da sala e, como o nome de todos apareceu, Fox faz um perfeito tiro que penetra na cabeça de todos da sala em um perfeito círculo, derrubando um por um, e entrega sua arma a Wesley, antes da bala terminar o círculo e voltar para a cabeça entregue de sua atiradora, matando a Fox e todos do círculo, menos Wesley e Sloan, que havia saído antes.
Depois Sloan aparece no lugar do antigo emprego de Wesley, pronto para matá-lo, mas o que parecia ser Wesley era só uma isca, e então, do nada uma bala penetra a cabeça de Sloan, do mesmo jeito que a do falso pai de Wesley, sendo dessa vez Wesley o atirador, dizendo: - O que você vai fazer da vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário